Editar textos desde nuvem de Nextcloud#


O Sitio da Rede Ecovida possui uma conexão com a nuvem de Nextcloud : os conteúdos do Sitio se encontram salvos dentro da nuvem. Assim, qualquer conteúdo que precise ser incluído no Sitio pode ser incluído dentro do diretório correspondente dentro dessa nuvem.

Toda vez que um texto, imagem ou vídeo se atualiza dentro da nuvem e as mudanças são salvas, haverá uma nova versão do Sitio Web. Assim que houver construção do Sitio web o sistema lê os conteúdos da nuvem e atualiza o Sitio com essas informações. A atualização do Sitio pode ser programada segundo as necessidades de alimentação do Sitio e pode também ser realizada com intervenção manual no servidor toda vez que for necessário.

A nuvem permite salvar e editar arquivos de texto (markdown), imagens ou vídeos que são incluídos nas páginas do Sitio e facilita a alimentação do Sitio com conteúdos.

Como criar e editar arquivos de texto?#

Dentro da conta de Nextcloud da Rede Ecovida, ir ao conteúdo do Sitio Web e abrir o diretório ou pasta onde será criado o arquivo e clicar encima do símbolo “+” (ícone de adicionar novo arquivo de texto localizado na parte superior da tela). Para criar o arquivo dever ser nomeado e salvo com extensão markdown (".md")

É uma boa prática utilizar nomes de arquivos sem espaços (use “_” ao invés de espaços), sem caracteres especiais ou acentos

Após ter criado o arquivo, deve ser incluído um cabeçalho com as informações relevantes para a página. Veja um modelo de cabeçalho na documentação . Edite o cabeçalho para atualizar dados como título, data, autoria e outros aspectos relevantes.

Em caso de dúvidas podem ser vistas páginas já criadas dentro do Sitio para verificar formas de criar conteúdo com markdown

Depois de criar o cabeçalho o arquivo pode ser editado seguindo a linguagem de marcado “markdown”. A documentação apresenta detalhes sobre como criar conteúdos usando essa linguagem.

Uso de editor de markdown na nuvem

O editor apresenta ajudas para incluir vários conteúdos em markdown, porém essa característica pode alterar algumas marcações e eventualmente desconfigurar o texto se não se utiliza de maneira adequada.

Esse editor abrirá de maneira automática todo texto que tenha extensão markdown (".md")

O editor salva de maneira automática, mas é recomendável salvar (pode ser usada a tecla “CRTL” + “s”) na medida que vai sendo editado o texto.

Os arquivos do Sitio também podem ser baixados em computadores, usando o cliente de desktop de Nextcloud e editando os arquivos localmente com qualquer editor de texto.