Markdown: um pouco de história#


Markdown foi criada por John Gruber com o intuito de facilitar a escrita e melhorar a visualização de documentos em internet. Markdown é uma linguagem de marcado que permite a escrita de conteúdo de maneira estruturada sem se preocupar pela renderização ou estilo do documento. Quando se utiliza Markdown, os documentos podem ser exportados em diferentes formatos, como html (publicação em internet), office , pdf e outros.

O objetivo do desenho de Markdown é fazer a sintaxe da formatação fácil de ler. A ideia é que os documentos formatados em Markdown possam ser publicados da mesma maneira que são escritos, em texto plano, sem necessidade de se preocupar com marcas, etiquetas o instruções para formatação. A sintaxe de Markdown tem sido influenciada por diversos filtros que transformam texto em HTML. A maior fonte de inspiração para a sintaxe de Markdown é o formato de texto plano utilizado em email.

~John Gruber

John Gruber definiu a sintaxe de Markdown, mas não existe uma especificação detalhada da linguagem. Como consequência, existem ambiguidades na linguagem e por isso existem diversos tipos de Markdown com suas próprias especificidades.

Markdown em Hugo#


Hugo, o framework que cria esse site, usa o programa Goldmark para fazer conversão do Markdown para html e imprimir o formato de documento que aparece no site. Goldmark se baseia na especificação ‘CommonMark’ que é um guia que objetiva definir, de maneira precisa, a implementação de Markdown.

A sintaxe do Markdown#