Ambiente de trabalho#


As janelas do programa seguem um padrão composto por:

  • Menu Lateral: Área do lado esquerdo da tela, onde aparecem as opções de acesso a cada componente do Sistema SPEco
    • Ou seja: acesso ao menu “Família”, “Grupo”, “Núcleos”, “Envio de Documentos”, “Configuração” e outros
  • Barra superior: Barra na parte superior da tela, onde aparecem:
    • O nome do usuário ativo, do lado direito
    • O botão botão para sair da sessão log out, no extremo direito da tela
  • Menu Principal: Menu de comandos ou instruções a serem aplicadas dentro de cada sessão do Sistema

Imagem Conhecendo a barra superior do SPEco

Menu

Este menu é apresentado em todas as janelas do Sistema. Os ícones mais utilizados são os seguintes:

image {width=“750px” height=“80px”}

  1. Mudar a tela : Permite modificar a forma de ver os objetos na janela. No geral, vê-se uma lista de registros, produtos, clientes/fornecedores (a depender do caso), e ao mudar a vista, acessam-se infomações mais detalhadas desses elementos, num formato que se chama formulário. A apresentação das informações, portanto, pode ser feita em dois modos principais: lista ou formulário.
  2. Anterior: Permite voltar à janela anterior.
  3. Próximo: Permite passar às informações do próximo item.
  4. Novo: Permite criar novos itens à janela em uso.
  5. Salvar: Salva as mudanças realizadas.
  6. Atualizar: Recarrega a janela do programa, para observar mudanças realizadas.
  7. Anexos: Permite associar arquivos quaisquer a um registro.
  8. Notas: Permite associar anotações a um registro.
  9. Ações: Apresenta as atividades que podem ser feitas na janela em uso. Na explicação de cada janela, serão feitos detalhamentos destas ações.
  10. Links: Mostra os registros de arquivos associados a um .
  11. Imprimir: Permite configurar a impressão da página ativa.
  12. Email: Envia um email para um ou mais usuários. Os registros dos envios podem ser vistos na sessão links.

Configuração de idioma#

A configuração do idioma do programa é feita no formulário do seu usuário, acessado no canto superior direito da tela. Na sessão "Preferências", é poossível selecionar um dos idiomas carregados no programa. Esse procedimento pode ser visto na demonstração abaixo.

<iframe width="700" height="480" src="../_static/opac/videos/configurando_idioma.webm" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>    

|

Boas práticas#

Boas práticas são recomendações que permitem ter uma melhor experiência com o uso do programa. Essas práticas visam facilitar a organização do ambiente de trabalho e das tarefas e ajudam a evitar erros e melhoram a eficiência do trabalho.

Algumas delas são:

Ocultar o Menu Lateral#

Ajuda a trabalhar de forma mais cômoda, já que aumenta o tamanho da tela e permite explorar facilmente as opções dos menus que estão sendo usados. Para fazer isso, basta dar clique nas 3 linhas horizontais que se encontram na parte superior esquerda. Ao fazermos isso, o menu principal é ocultado, e as janelas em uso são expandidas à medida da tela que se está usando. Para voltar a exibir o menu, basta repetir o procedimento.

Fechar Janelas#

Quando estamos trabalhando no sistema, precisamos abrir janelas para ver, criar, e modificar informações. Cada uma dessas janelas é mostrada em abas na parte superior do programa. Estas abas podem se acumular e reduzir o espaço de trabalho. Assim, fechar as janelas que já não estão em uso não só deixa a área de trabalho organizada, como permite focar nas tarefas que estão sendo realizadas e evita que se acesse outras janelas de forma equivocada.