2023 - Parceria Rede Ecovida e CRESOL#


INNOVA ECOVIDA

Co-inovação sócio-produtiva liderada pelas famílias agricultoras

A Rede Ecovida de Agroecologia é a base de execução, no Brasil, do programa global denominado FORI - Organizações de famílias agricultoras liderando pesquisa e inovação em Agroecologia para sistemas alimentares sustentáveis, lançado pela Agricord com financiamento da União Européia.

A Cresol Instituto e a FLD - CAPA , organização parceira da Rede desde sua criação, são  as executoras. O projeto envolve também ações no Uruguai, executadas pela  CNFR - Comissão Nacional de Fomento Rural. O projeto tem duração até dezembro de 2025 e envolve quatro temáticas prioritárias: Bioinsumos, SPDH – Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, Mudas e Sementes de Hortaliças.

O objetivo é avançar na construção social de conhecimentos de agricultoras e agricultores de maneira coletiva e para isso tem sido criadas ferramentas pedagógicas que contribuem na organização dos trabalhos de forma objetiva e articulada. O envolvimento de mulheres e pessoas jovens é prioritário. 

Estão sendo implantadas 30 unidades de referência e desenvolvido um conjunto de iniciativas de formação sobre as temáticas que ficarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, que pode ser acessado no link abaixo da Cresol.

  • Bioinsumos
  • Mudas
  • Pesquisa e inovação
  • Sementes
  • Sistemas de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)

Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui .