Ferramentas básicas para usar o sitio#


O que é Hugo?#

Hugo é um framework para criar sítios web com conteúdos estáticos. A arquitetura de Hugo facilita que os sítios criados sejam seguros, econômicos, velozes, simples de construir, manter e atualizar1, se comparados com sítios que usam gestores dinâmicos de conteúdos e bases de dados.

A elaboração de conteúdo dentro dos sítios que usam Hugo é realizada em linguagem de marcado chamada markdown . Depois de escrever os textos, o sitio transforma esses documentos em formato html o que permite que os conteúdos sejam lidos pelos navegadores de internet e apareçam publicados para as pessoas que visitam o sitio.

Algumas ferramentas para uso do sitio#


A documentação apresenta uma tradução parcial em português da documentação do tema Shadocs 2 de Hugo junto a tutoriais elaborados pela equipe da Tekoporã com os seguintes temas:

Linguagem de marcado “Markdown”#

Para conhecer mais sobre a forma em que podem ser escritos documentos para publicação dentro do sitio web. A sessão detalha cada um dos componentes que podem ser úteis ao momento de escrever e formas de enriquecer o texto.

É importante que as pessoas que desejam incluir conteúdo se familiarizem com a escrita em Markdown. Essa sessão pode ser usada para consulta rápida, caso houver dúvidas sobre o tema ao momento de escrever documentos.

Funcionalidades#

São apresentadas ferramentas que permitem configurar o comportamento do sitio web.

Essa sessão pode ser de maior interesse para pessoas que desejem mudar funcionalidades do sitio web.

Códigos curtos (“shorcodes”)#

Os códigos curtos permitem enriquecer o conteúdo que se escreve no sitio web. É por tanto, um capítulo importante para aquelas pessoas que escreverão conteúdo.

Tutoriais para incluir conteúdo (“Conteúdo”)#

São incluídos tutorias breves exemplificando como elaborar conteúdo para o presente sitio web.

Conteúdos#



  1. Informações técnicas sobre o assunto podem ser vistas em: Jain, Atishay, and Steve Francia. Hugo in Action: Static Sites and Dynamic Jamstack Apps. Manning Publications, 2022. ↩︎

  2. A palavra significa “compartilhar documentação”: Sha = “share”; Docs = “documentation”. ↩︎