Publicações acadêmicas sobre a Rede Ecovida de Agroecologia#


Todos e todas sabemos da história e contribuição pro avanço da agroecologia no Brasil e na América Latina que a Rede Ecovida tem. São mais de 25 anos articulando organizações de agricultore/as familiares, assentado/as da reforma agrária, indígenas e povos e comunidades tradicionais, bem como de consumidore/as e instituições de assessoria técnica.

Esse formato social inovador, sua atuação na certificação participativa, as estratégias de construção social de mercados, as inovações tecnológicas, a diversidade de sistemas de produção e processamento, a enorme diversidade de alimentos produzidos, enfim, a Rede tem muito para mostrar e ser estudado, sendo uma das principais organizações promotoras da agroecologia no Brasil, e não é exagero dizer, em nível global.

Assim, a atuação da Rede se tornou uma referência na construção de conhecimento em torno da agroecologia, seja por processos de sistematização das próprias organizações, seja via parcerias com universidades e institutos de pesquisa.

Foram muitas as publicações produzidas pela e, principalmente, sobre a Rede Ecovida nos últimos 25 anos . Porém, a própria Rede conhece pouco do que foi produzido sobre e com ela.

A pesquisa#

Assim, entre os anos de 2018 e 2019 o NEA-SSAN Karu Porã – Núcleo de Estudos em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UFFS em Laranjeiras do Sul-PR – realizou uma pesquisa cujo objetivo era aplicar uma metodologia de revisão de estudos para se obter um levantamento dos trabalhos científicos que foram produzidos com e sobre a Rede Ecovida e que se encontravam disponíveis nas bases científicas disponíveis na internet.

A Metodologia#

A metodologia utilizada para o estudo é denominada de “Revisão Integrativa” e está organizada nas seguintes etapas:

  1. Identificação do tema e seleção do problema de pesquisa: no nosso caso a pergunta de pesquisa foi “qual é a literatura já produzida sobre a Rede Ecovida de Agroecologia?”
  2. Estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão: aqui, O intuito foi o de selecionar os trabalhos em que o foco de análise é a Rede Ecovida, seja a organização como um todo seja parte dela (grupos ou núcleos). Os trabalhos que só citam ou apresentam a organização na bibliografia não foram considerados nesta revisão.
  3. Identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados: nesta etapa realiza-se uma leitura criteriosa dos títulos, resumos e palavras-chave de todas as publicações selecionadas para verificar sua adequação aos critérios de inclusão.
  4. Categorização dos estudos selecionados: nesta etapa, as informações dos documentos recuperados são sumarizados e documentados. Os resultados das buscas foram tabulados em uma planilha do Microsoft Excel®, na qual foram preenchidas as seguintes informações: i) Base científica visitada; ii) Descritor utilizado; iii) Tipo de Publicação (anais, artigo, capítulo de livro, produção técnica ou trabalho de conclusão); iv) Se o escopo de análise do documento é a organização Rede Ecovida; v) Se o escopo de análise do documento é um ou mais grupo ou núcleos da Rede Ecovida; vi) Nome da instituição de publicação; vii) Ano de publicação; viii) Título da publicação; ix) País de origem da pesquisa; x) País de origem da instituição de publicação; xi) Idioma da publicação; xii) Tema de pesquisa da publicação (Mercado e consumo, processos sociais, produção ou certificação); e xiii) Link da publicação.
  5. Análise e interpretação dos resultados: refere-se à interpretação dos dados achados, a fim de localizar lacunas de conhecimentos e sugerir temas de futuras pesquisas, fase realizada no tópico de discussão dos resultados. Nela procuramos evidenciar os avanços proporcionados pela Rede Ecovida no campo da agroecologia, bem como indicar os limites e desafios para novas produções científicas e para a ação da organização.

Foram analisadas 8 bases de publicações científicas, o catálogo de teses e dissertações da CAPES e os anais de 5 eventos científicos relacionados à temática da agroecologia. A partir deste levantamento foram encontrados 4175 documentos nas buscas, 2979 se repetiam entre bases ou em línguas diferentes, restando 1196 documentos para a análise dos critérios de inclusão e exclusão da revisão integrativa. Nessa fase, 988 foram eliminados, resultando em 208 trabalhos cujo foco de pesquisa é a Rede Ecovida, representando somente 17% dos documentos recuperados. Desses, 87 estudam a organização Rede Ecovida como um todo e 121 estudam parte da organização (grupos ou núcleos). Isso quer dizer que há quase mil estudos que de alguma maneira citam ou referenciam a Rede Ecovida até o ano de 2019. Porém, destes, pouco mais de 200 estudam a Rede Ecovida em si. Foram encontrados estudos em cinco línguas estrangeiras, além do português, claro, publicados em mais de 15 países diferentes além do Brasil.

O estudo foi realizado por Perez-Cassarino, Julian; Costa e Silva, Letícia e Uliana, Cassiane e se encontra em fase de atualização dos dados para o ano de 2023 para então se realizar a publicação de um artigo sobre a pesquisa.

A principal finalidade da pesquisa era dar visibilidade à contribuição da Rede Ecovida na construção do conhecimento agroecológico no que tange à produção científica. Somos sabedores de que esta não é a única forma de se produzir e sistematizar o conhecimento, porém, talvez seja aquela de mais difícil acesso para o/as integrantes da Rede, por isso a pesquisa buscou levantar essas informações e torná-las acessíveis aos integrantes da Rede e público em geral.

Acesso às informações#

Desta forma, os dados encontrados estão sendo disponibilizados, ainda de forma bruta, ou seja, sem um tratamento gráfico e visual adequado, aqui no site da Rede Ecovida de Agroecologia. Assim que os dados forem atualizados faremos um tratamento mais elaborado das informações para que fiquem mais acessíveis a todas e todos. De momento, oferecemos o banco de dados que construímos e solicitamos que, como forma de valorizar o trabalho realizado pela equipe, se estes dados forem utilizados, que seja feita a citação provisória do resumo publicado no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia até que o
artigo final da pesquisa seja publicado.

A citação é a seguinte:

COSTA E SILVA, Letícia1; ULIANA, Cassiane2; KOLTUN ,Yurei3; PEREZ-CASSARINO, Julian4. As contribuições da Rede Ecovida para a construção do conhecimento científico em agroecologia: uma análise a partir da revisão sistemática e classificação de estudos científicos. Cadernos de Agroecologia. Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2, 2020

  • Link para descarga de documento com lista completa de publicações:

    • Produções técnicas
    • Artigos
    • Anais de eventos
    • Trabalhos de conclusão de curso
    • Capítulo de livro
    • Resenhas