Usuários#
Usuário é um termo utilizado para a entidade dentro do Sistema que representa pessoas que acessam o Sistema SPEco.
O Sistema SPEco possui os seguintes grupos de usuários ativos:
- OPAC
- Acessam o menu completo do Sistema
- Visualizam e aceitam ou retornam documentos enviados
- Núcleos
- Usuários do Núcleo acessam informações sobre seu próprio núcleo
- Podem editar e cadastrar informações dentro de seu próprio núcleo
- Podem enviar documentos e comentários sobre os documentos para conferência por parte de usuários “OPAC”
- Administradores
- Configuram o Sistema: acesso a Menu, usuários e outros
- Observadores
- Podem acessar o Sistema para ver informações, mas sem permissão para editar
- Se utiliza para casos nos quais existe exigência de verificação de informações por parte do Ministério
- Podem acessar o Sistema para ver informações, mas sem permissão para editar
O Sistema pode permitir acesso a outros usuários com configurações específicas, caso seja requerido. Por exemplo: acesso para famílias ou grupos. Para configurar essas opções é necessário contatar o OPAC
Permitir acesso ao Menu do SPEco#
Quando se acessa pela primeira vez, o Sistema só oferece acesso ao menu com as configurações. Para acessar as opções do menu do SPEco (Famílias, Unidades Produtivas, Grupos, Núcleos e outras), é necessário:
- Acessar, a partir do menu principal, os seguintes menus:
- Configurações do Sistema -> Usuários -> Usuários
- Nessa tela aparecerão todos os usuários com acesso ao Sistema
- Para editar o próprio usuário ou outros, basta clicar no nome e serão mostradas várias opções de configuração
- Acessar a opção Preferências de Acesso
- Clicar no ícone para adicionar opções do menu (símbolo “+”) no menu Grupos que aparece na parte inferior da tela de preferências do usuário
- Adicionar as opções do menu desejadas
- Podem ser adicionadas uma parte ou todas as opções do Menu do SPEco (Unidades Produtivas, Famílias, Grupos, Núcleos)
- Após adicionar, salvar atualizar a janela do navegador
- Verificar que o menu aparece na sessão do usuário que foi configurado
O mesmo procedimento pode ser realizado para permitir acesso ao Menu por parte de outros usuários. Nesse caso, pessoas com usuário administrador devem realizar o mesmo procedimento, mas com usuários diversos que estão cadastrados no Sistema.
Permitir visualização e edição de informações dos núcleos#
O usuário administrador pode configurar o seu próprio acesso às informações dos núcleos cadastrados no Sistema, bem como configurar essa opção para outros usuários.
Ao permitir o acesso às informações de um núcleo, podem ser visualizados e editadas algumas informações de grupos, famílias, unidades produtivas, bem como gerenciamento de documentos
O procedimento é o seguinte:#
- Acessar, a partir do menu principal, os seguintes menus:
- Configurações do Sistema -> Usuários -> Usuários
- Procurar o usuário ao qual se deseja permitir acesso a determinados núcleos que fazem parte da Rede Ecovida
- Clicar na opção do menu Speco-Núcleo
- Clicar no ícone para adicionar núcleos (símbolo “+”) no menu “Núcleos” que aparece na parte inferior da tela de preferências do usuário
- Adicionar as opções do menu desejadas
- Podem ser adicionadas um ou diversos grupos para visualização e edição por parte do usuário
- Após adicionar, salvar atualizar a janela do navegador
- Verificar que o menu, mostrando as informações no núcleo aparece na sessão do usuário que foi configurado